Cadastre-se e receba em seu
e-mail todas as novidades do Portal Prado Bahia Brasil.

NOME:
E-MAIL:

cadastrar

descadastrar

 

 

 

 

Mayra Pires Brito, 25 anos, é filha do casal Wilson Alves de Brito Filho e Ivana Lígia Pires Brito. É casada com o empresário Franco Baldo.

Mayra cursou o segundo grau nos colégios Diplomata e Vila Lobos em Salvador, onde também iniciou o curso de Relações Internacionais da Faculdade UniJorge. Em retorno ao Extremo sul, formou-se em Direito pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

Em recente intercâmbio internacional na cidade de Montreal, no Canadá, ela se especializou no francês. Em uma temporada nos Estados Unidos, aprimorou o inglês e o espanhol.

Mayra Brito pertence a duas das famílias com forte participação política na região. A história de seus avós paternos e maternos demonstra bem isso. Seu avô materno, Jota Pires, além de funcionário público vinculado à Secretaria da Fazenda da Bahia, foi prefeito de Itanhém entre os anos de 1963 e 1966. Já o avô paterno, Wilson Brito, elegeu-se prefeito de Alcobaça por quatro mandatos, dois dos quais quando Teixeira de Freitas ainda pertencia a Alcobaça.

A propósito, Wilson Brito foi responsável por grandes transformações na história de Alcobaça, como as obras de construção do cais, a Av. Atlântica, a eletrificação rural, o estádio municipal, além do apoio dado à implantação do primeiro assentamento de reforma agrária no municipal, o Projeto 4045.
Em Teixeira de Freitas, então distrito de Alcobaça, Wilson Brito carreou conquistas importantes, como, por exemplo, a construção da Escola Técnica Agrícola (Emarc), o Hospital Regional (que hoje absolve as demandas das cidades do Extremo Sul), além da pavimentação de inúmeros bairros como o Wilson Brito e a construção de escolas.

“Minha avó Nina Brito foi vereadora, presidente da Câmara de Alcobaça e vice-prefeita de Teixeira de Freitas. Ela dedicou a vida trabalhando pelo Funrural, onde se empenhou na aposentadoria dos trabalhadores rurais, realizando, assim, um trabalho social que mudou a vida de inúmeras famílias”, afirmou Mayra Brito, orgulhosa da avó paterna.
A mãe de Mayra, Ivana Brito, foi secretária de Educação de Prado, sendo responsável por relevantes transformações no ensino público pradense que garantiram a valorização dos profissionais da área.

Seu pai, Wilson Brito Filho, mais conhecido como Wilsinho Brito, foi vereador aos 19 anos exercendo mandato por três legislaturas. Inclusive, presidiu a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas e, em 1998, foi eleito deputado estadual. Em seguida, virou prefeito de Prado por dois mandatos consecutivos, quando transformou a cidade num canteiro de obras.

Representante do Extremo Sul no governo do estado, Wilsinho Brito participou do primeiro mandato do governador Jaques Wagner como diretor-geral do Derba e, depois, assumiu o comando da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra).

Nas eleições de 2010, o pai de Mayra Brito foi peça fundamental para a vitória do governador Wagner, reeleito já no primeiro turno. Por tudo isso e, sobretudo pela competência político-administrativa, Wilsinho Brito foi convidado a participar do segundo mandato de Wagner, assumindo a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), à qual está subordinada a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR).

À frente da Sedir/CAR, Wilson Brito tem trabalhado de forma incansável pelo fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvendo projetos nos 417 municípios baianos, em especial naqueles localizados no Extremo Sul.

O tio-avô de Mayra Brito, Timóteo Alves de Brito, foi prefeito de Teixeira de Freitas por dois mandatos e, atualmente, exerce o segundo mandato como deputado estadual. Hoje, ele ocupa a presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Seus primos Sérgio Brito e Léo Brito são deputado federal e prefeito de Alcobaça, respectivamente. Este último comanda uma administração exitosa no município vizinho de Prado.

Mayra Brito cultiva grandes amizades, como o deputado federal e presidente estadual do Partido Progressista (PP), Mário Negromonte, que também é seu padrinho de casamento. Da amizade com o deputado estadual Mário Negromote Jr., grande incentivador politico e presidente Nacional da Juventude Progressista, Mayra compartilha das ideias que possam fortalecer o trabalho junto à militância juvenil.

Mayra Brito tem bom trânsito junto à bancada do Partido Progressista via secretário Wilson Brito, seu pai, inclusive com acesso aos demais secretários estaduais que, assim, podem viabilizar ações em prol da região.
Atualmente, Mayra Brito preside o PP de Prado e coordena a maior estrutura política do município composta por cerca de 11 partidos e centenas de lideranças em todos os distritos de Prado.

“Sei da importância dos meus ascendentes para a região e, por isso, quero ter a honra de também dar a minha contribuição efetiva."

 

 
 
 
 

 

 
   
 
 

Prado Bahia Brasil Agência e Operadora de Turismo oferece soluções completas de viagem para o destino PRADO Costa das Baleias. Conheça!

 
 
  

Férias inesquecíveis incluem um bom hotel ou pousada. Faça sua escolha aqui!

 
 
  
Prado Bahia Brasil Turismo oferece as ferramentas necessárias para todo o processo de organização
do seu grupo. Consulte-nos!
 
 
 
Para os que querem relaxar, nada melhor que lindas praias, mar de águas mornas, piscinas naturais, o sol quente, a brisa suave e um coco gelado. Conheça!
 
 
  
A culinária em Prado é um importante atrativo turístico com suas iguarias de peixes regionais e frutos do mar. Confira aqui algumas boas opções!
 
 
 
Mapas e Distâncias. Consulte!